quinta-feira, 3 de junho de 2010

Relógio Digital

Com o avanço da eletrônica e o surgimento dos circuitos integrados (CI), a construção de um relógio totalmente eletrônico foi decorrência, digamos, até natural. Tendo essas características fundamentais, não é constituído por partes móveis, fator esse que o torna imune aos problemas resultantes de vibrações ou outras distorções que afetam um relógio, digamos semi-mecanico, apresentando como conseqüência, uma maior precisão e uma vida útil mais longa.
Não necessita de "corda, pois é totalmente mantido numa operação constante por um oscilador de cristal, incomensuravelmente estável. Todo o circuito de mensuração de tempo esta reunido em um só circuito integrado. Nesse tipo de relógio, influencias externas como a temperatura, por exemplo, são praticamente nulas.
Em síntese, poderíamos exemplificar a estrutura funcional desses relógios em quatro componentes fundamentais que são: circuito de alimentação; um oscilador de cristal; um circuito integrado (CI- praticamente é o relógio); um "display"ou mostrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário