O que é o tempo?

“Se não me perguntarem, eu sei o que é. Se tiver de explicar para alguém, não sei."
Santo Agostinho, bispo do século XXI.







        O tempo é um conceito difícil de ser definido, mas está tão presente em nossas vidas que não temos dificuldade em aceitá-lo.
      A discussão sobre o tempo sempre foi uma preocupação constante desde filósofos antigos até os dias atuais, envolvendo muitas áreas do conhecimento como a filosofia e a física, cada qual com uma perspectiva familiar dentro do seu contexto.
      Para Platão o tempo tem uma origem cosmológica, pois nasceu quando um ser divino colocou ordem no universo. Ele divide o mundo em dois, um que não está sujeito a mutações e eterno que é o mundo do “ser” podendo ser entendido apenas com a razão e o outro mundo é o das sensações, ou o mundo irreal do “não ser”, onde estaria localizado o tempo.
      Os filósofos gregos não acreditavam no momento inicial da criação do universo e tinham uma idéia cíclica do tempo, devido aos fenômenos periódicos da natureza, sendo assim o tempo seria circular e a natureza evoluiria de forma a se repetir. Os maias também acreditavam em um tempo cíclico, onde a historia se repetiria depois de um período de 260 anos.
      Para Kant o tempo esta fora da realidade, não sendo algo objetivo, mas uma condição subjetiva devido a natureza da mente humana. Já os cristãos introduziram a noção de um tempo linear onde os fenômenos não se repetem.
      Na Física o tempo possui duas visões:
     A mecânica newtoniana entende o tempo como algo absoluto e uniforme, ou seja, independe de qualquer coisa e transcorre sempre da mesma forma e a mecânica relativistica onde o tempo deixa de ser absoluto, e sofre alterações ao se mudar de referencial. Um fenômeno temporal previsto pela teoria da relatividade é a dilatação do tempo que é o fenômeno pelo qual um observador percebe que o relógio de um outro observador, que é fisicamente idêntico ao seu próprio relógio, "anda" mais devagar do que seu relógio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário