quinta-feira, 3 de junho de 2010

Relógio de Água (Clepsidra)

Os astrônomos já não necessitavam da luz dos astros e benesses da mãe-natureza para as suas constantes e importantes mensurações.

A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo homem para medir o tempo. Trata-se de um dispositivo à água, que funciona por gravidade, no mesmo princípio da ampulheta.





A Clepsidra, em seu estágio mais aperfeiçoado, tinha como principio, a manutenção da água em um pequeno reservatório, sendo o seu escoamento controlado e calibrado pelo fluir através de um orifício na sua base, para outro compartimento receptor do líquido.
No interior daquele reservatório, uma bóia atrelada a um ponteiro, a medida que a água ia abaixando, servia de marcador de nível e, consequentemente, das horas.
A escala ou mostrador prostava-se, no lado de fora, ao redor do reservatório. Todavia, a preocupação dos astrônomos e outros cientistas não se dissipou totalmente; os líquidos sofriam influencias, tais como: temperatura, pressões atmosféricas, cristanilidade dos líquidos, etc, que influíam na correta aferição do tempo. No inverno, por exemplo, em países com temperaturas muito baixas, o líquido dos aparelhos, simplesmente congelavam, relegando as Clepsidras em objetos de adorno. Com a introdução do mercúrio e do álcool, paliativos, diminuiu, um pouco, alguns inconvenientes.
Tais relogios ainda assim são imprecisos, pois há fatores que influem na duração do fluxo:

* A variação da pressão atmosférica
* As impurezas da água
* A temperatura da água

CLIQUE AQUI PARA VER COMO CONSTRUIR UMA CLEPSIDRA


6 comentários:

  1. Uau!Me ajudou muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiitoooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau!Me ajudou muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiitoooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. obrigado vc me ajudou muitoooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Uauuuu me ajudou muitooo minha prof de historia agradece❤❤❤

    ResponderExcluir