quinta-feira, 3 de junho de 2010

Relógio de Pendulo

Construido por Christian Huygens, quase um século depois da formalização da teoria dos pêndulos por Galileu.
Grosso modo, o enunciado de Galileu concluía que todos os pêndulos de mesmo comprimento e massa, demoravam sempre o mesmo período de tempo para realizar a sua oscilação total, ou, completa.
Mediante essa propriedade especial de regularidade, foi possível a Huygens, associar o pêndulo ao seguinte mecanismo:
O peso, pela ação gravitacional exercida pela Terra, é a força motriz ou geradora dos relógios de pêndulo.
Esse peso ao descer, desenrola do carretel o cordão que o segura, fazendo rodar o eixo do carretel.
Esse ao girar, através de um conjunto de engrenagens, gira a roda de escape.
Todavia, se a roda de escape girasse totalmente livre, o peso desceria de uma vez, desenrolando todo o cordão do carretel. Essa ação rápida, evidentemente não interessava, pois o sistema giraria a toda velocidade, disparando os ponteiros e , acelerando as horas.
O sistema necessitava de um regulador constante que cadenciasse o movimento de rotação do equipamento; esse efeito regulador é executado pela âncora que, conectada ao pêndulo, através de uma oscilação constante vai liberando a roda de escape (dentada) que por sua vez, faz girar todo o sistema de engrenagens.
O passo do pêndulo e a diferença proporcional entre as engrenagens determinam o giro dos ponteiros de minutos e horas, registrando no mostrador, o tempo decorrido.
No início, os pêndulos eram construídos de madeira ou metal, ou, uma liga qualquer, sem maiores preocupações de desníveis oscilatórios.
Com o passar do tempo e a necessidade de maiores precisões, constatou-se que com pequenas variações de temperatura, os pêndulos apresentavam dilatações ou contrações que evidentemente influenciavam no ciclo do movimento do pêndulo.
Com o avanço tecnológico, o surgimento de outras ligas metálicas, como por exemplo a Constantana (níquel e cobre) que variava pouquíssimo (mais ou menos 0,01 – um centésimo de segundo por dia), tais equipamentos foram aprimorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário