quinta-feira, 3 de junho de 2010

Relógio de Areia (Ampulheta)

A ampulheta, denominada pelos romanos de AMPULLA (Redoma), praticamente foi desenvolvida pelos povos do oriente médio.
Em lugares onde a água era escassa e a areia abundante, nada mais natural do que utiliza-la para fabricação de um aparelho de medição das horas.






O seu princípio é bem simples e assemelha-se, em parte, com o princípio da Clepsidra, tendo como agente, ao invés de líquido, areia fina.

Basicamente, a Ampulheta constitui-se de duas ampolas cônicas de vidro, sobrepostas, em oposição uma da outra, com um orifício bem fino, ligando os seus vértices.

A parte superior contém uma porção de areia que em função da lei da gravidade, escoa para baixo, quando todo o conteúdo da ampola superior passa para a de baixo, termina um ciclo, ou, um período de tempo. Para continuar essa aferição, simplesmente vira-se ou inverte-se as ampolas, sendo a que estava em cima fica em baixo.

A Ampulheta restringia-se a determinar ciclos ou períodos de tempo, sem porém, marcar as horas o que, evidentemente, limitava a sua utilidade. Todavia, pela sua praticidade de locomoção, fácil utilização, tornou-se bastante popular e, houve muita resistência no abandono de sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário